Universal Geneve

Esta mensagem tem como fundamento dar a conhecer aos Visitantes deste blog, Um dos mecanismos da Universal Geneve com o calibre 215.
Trata-se do 1º mecanismo com sistema automático com microrotor, girocap combinado com roda escape, patenteado em 1955 com o nº 329805.

Este mecanismo tem 12,5 linhas, 28mm de diâmetro e 4,1mm de altura, 17 e 28 joias respectivamente, 18000 A/H e com 57 horas de reserva de marcha.

Então “vamos desmontar” o relógio:
Poderão verificar que o mostrador está a precisar de reforma.

 

 

Olhando com atenção, irão verificar com toda a certeza no desgaste da roda maior do micro-rotor, designadamente identificada pela peça nº 1481.

 

Aqui é mais visível.

 

 

Depois da desmontagem vem a limpeza, lavagem e posterior verificação de folgas.

O mecanismo foi devidamente limpo e como é óbvio, procedi à montagem de tudo com a excepção do automático designado pelo fabricante como micro-rotor…
Foi um caso sério encontrar uma roda 1481 para substituição da que estava com desgaste… Aqui poderão mais uma vez verificar da diferença o que provocaria um  mau funcionamento deste conjunto:
Aqui na imagem é a roda nova…

Nesta imagem poderão verificar que se trata da roda com defeito… Desgaste acentuado devido à falta de manutenção…

 

Comparação das duas rodas

Vamos então concluir o que “começamos”

 

Voilá… Mais um mecanismo recuperado com sucesso.

Seguiu-se o restauro do mostrador e respectivos ponteiros, lustradela da caixa (quis manter o plaquê de origem), colocação de uma coroa nova, bem como os devidos ajustes no cronocomparador.

Espero que tenham gostado… Obrigado por visualizarem esta mensagem.

Bem hajam

4 comments

  1. bom dia!
    possuo um Universal Geneve e preciso restaurar sua pulseira. Só que não sei qual o modelo pois não encontro na internet. Você pode me ajudar??

  2. Paulo Girao says:

    Viva
    É cada vez mais procurado, muitos andam há venda por aí, mas a maioria muito danificados e “gastos”. Por vezes ainda pode haver sorte, não desista.

    Cumprimentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *