Patek Philippe – Naviquartz

Mais uma reparação

Como o nome indica (Naviquartz), trata-se de um relógio pensado para embarcação.
Segundo consta, a embarcação onde este item estava, foi bastante fustigada por ondas gigantes em mar alto.
Os motores de retirada de água de dentro da embarcação, “não tinham mãos a medir” e a tripulação enviou vários pedidos de socorro, chegando a pensar que iriam naufragar… Quis o destino que alcançassem terra firme numa remota ilha do pacifico.
A embarcação, ficou bastante danificada e consequentemente esta peça… Que foi a leilão.

 

 
Trata-se de um relógio cronometro, construído por volta do ano de 1970, com o numero de série E 1200… Foram concebidos para serem extremamente precisos.

Após passar por algumas mãos, chegou a Portugal…
Houve várias tentativas de reparação sem sucesso, tendo depois chegado até mim.

Esta peça, encontrava-se em muito mau estado… Todo o conjunto continha ainda sal e bastante “verdete” (oxidação)… Imaginem três pilhas internas rebentadas ao longo do tempo, com um cenário bastante desencorajador para a  maioria dos técnicos.
Desta parte focada, não tenho imagens, porque só após “meter mãos à obra” lembrei-me que seria um tema interessante para o meu blog.

Desta forma, lamento, mas não tenho imagens dessa fase… Mas pronto!! Tenho a sequencia de reparação posterior.
Foram utilizados vários líquidos e alguns químicos para limpeza de todo o conjunto.

Após a fase de limpezas, comecei o processo de restauro, bem como a pesquisar componentes danificados…
Todos os componentes foram medidos e testados..

Foram vários os componentes trocados, na sua maioria, transistores de silício PNP e alguns NPN.

Bom!! Escusado será dizer que o mecanismo foi revisto ao pormenor  e após isto procedi a novas medições antes de colocar o circuito em carga.

Chegou a hora de “alimentar” o circuito, com uma tensão de 4,5 Volts… Voilá!! Mais um relógio a trabalhar

A Todos os Seguidores do meu blog, espero que gostem.

A Todos o meu enorme bem hajam

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